terça-feira, 4 de agosto de 2015

Em julho, Santarém teve 148 'apagões' causados por pipas

Em julho deste ano, as pipas enroscadas nas fiações elétricas causaram 148 interrupções no fornecimento de energia em Santarém, oeste do Pará. Foram 32 interrupções a menos do que no mês de junho, quando foram registrados 180 apagões.
De acordo com a concessionária de energia Centrais Elétricas do Pará (Celpa), houve uma redução desses indicadores negativos em relação ao mês de julho do ano passado, quando esse número ficou em torno de 300 interrupções, uma queda equivalente a mais de 50% nas ocorrências.
-
Em junho deste ano, Santarém foi o segundo município do Pará em casos de interrupção no fornecimento (180 apagões), ficando atrás somente de Belém, que teve 300 ocorrências.
Em todo o Pará, o sétimo mês do ano teve 2.046 ocorrências causadas por pipas, sendo que Belém e Abaetetuba foram os municípios em que mais houve registros.

As pipas que ficam enroscadas nos cabos também representam custos para a concessionária. A empresa já contabilizou gastos de mais de R$ 150 mil com ações de reparos para retirada do brinquedo da fiação.
As pessoas que brincam com as pipas próximo à rede elétrica ainda correm o risco de tomar choque. O perigo fica maior ainda quando a linha do brinquedo contem cerol, mistura de pó de vidro com cola usada para cortar a linha de outras pipas. Em Santarém, foi sancionada uma lei que proíbe o uso de cerol em linhas de pipas. Falta ainda definir o órgão que responsável pela fiscalização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário