sexta-feira, 24 de julho de 2015

Balanço parcial da 'Operação Verão' registra três afogamentos em praias

O 4º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), divulgou nesta quinta-feira (23), o balanço parcial das ocorrências registradas pela “Operação Verão 2015”, realizada nas praias de Santarém e Belterra, no oeste do Pará. De 4 de julho até 22 de julho, foram registrados 3 afogamentos na Praia de Pindobal, localizada no município de Belterra, e uma pessoa foi ferroada por arraia na praia de Alter do Chão.
Além dessas ocorrências, foram registradas situações que segundo o GBM é comum no período, como cortes, lesões e casos de crianças que se perdem das famílias. A operação, que iniciou no dia 4 de julho, segue até o dia 3 de agosto, e conta com um efetivo de 30 militares. Os trabalhos envolvem ações preventivas, ostensivas, de resgate, salvamento e fiscalização.
-
De acordo com o capitão, Santino Contes, o Corpo de Bombeiros atua principalmente aos finais de semana, quando a concentração de banhistas é maior. “Estamos dando todo apoio necessário aos banhistas, com barracas, postos de comando, colocando também delimitadores para que as embarcações não adentrem as áreas reservadas aos banhistas para evitar acidentes”, explica.
Ainda segundo Contes, a maior preocupação é com as crianças. “Alertamos aos pais que tomem cuidado com as crianças, que não se descuidem. Alguns pais as colocam para brincar próximo aos homens salva vidas, mas eles estão atuando para garantir a segurança de todos, não apenas do seu filho. Você pai, mãe, fique com seu filho, porque num simples descuido pode acontecer algo inesperado”.
A operação é realizada nas praias: Maracanã, Alter do Chão, Ponta de Pedras, Pindobal, Cajutuba e Aramanaí. Além de realizar salvamentos, os guarda-vidas estão auxiliando na proteção e orientação de banhistas e reforçando a vigilância nos locais.  A brincadeira de soltar pipas e o uso de cerol nas linhas - uma mistura de vidro e cola, também está sendo fiscalizada pelo órgão.
Os trabalhos estão sendo desenvolvidos em três pontos de atuação: uma lancha atua em Santarém, cobrindo as praias Maracanã até Ponta de Pedras e outra lancha na vila de Ater do Chão, fazendo cobertura da vila até Aramanaí. Além das lanchas, há ainda o Grupamento de Salvamento Aquático, que conta com três equipes de mergulhadores nos pontos de atuação.

-

Fonte :g1santarem

Nenhum comentário:

Postar um comentário