quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Aids: a doença avança em Santarém

Apesar de constantes propagandas nos meios de comunicação, ainda existem pessoas que estão brincando com a saúde. Aumenta o número de casos de Aids em todo o Brasil e em Santarém, chegam a 80 os casos notificados da doença e cerca de 200 soropositivos. 
A Aids é uma doença que não tem cura e que pode ser transmitida por um simples descuido.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, em todo o Brasil há aproximadamente 600 mil pessoas infectadas pelo vírus do HIV. Em média, uma pessoa infectada leva entre 8 e 10 anos para manifestar os primeiros sintomas da doença e só então é notificada como mais um caso de Aids. 
O país é um dos primeiros a desenvolver políticas de saúde significativas para a melhoria do atendimento aos portadores do vírus da Aids.
Todo o tratamento com os aidéticos é custeado pelo governo. Atualmente, mais de 120 mil pacientes recebem os chamados retrovirais distribuídos pelo Sistema Único de Saúde.
No Pará foram registrados 2.333 casos de Aids no ano passado. Desse total, 72 em Santarém. Atualmente, 200 pessoas são atendidas pelo Centro de Testagem Anônima na cidade. Desses, 80 são considerados casos de Aids.
Os retrovirais podem possibilitar ao doente melhor qualidade de vida. São 15 tipos diferentes de droga com os quais são feitos os coquetéis que servem para diminuir a ação do HIV no organismo infectado, segundo a médica infectologista do município, Juliane Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário